Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mudança silenciosa no WhatsApp gera confusão e divide opiniões - Show de Alegria

Fale conosco via Whatsapp: +55 96 991900099

No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

No comando: Show de Alegria

Das 08:00 às 12:00

No comando: Fala Cidade

Das 12:00 às 13:00

Mudança silenciosa no WhatsApp gera confusão e divide opiniões

Uma mudança silenciosa no WhatsApp afetou a forma como as conversas são arquivadas e já gera confusão entre os usuários do aplicativo. Diversos deles relataram em redes sociais que ficaram sem responder às mensagens em grupos de amigos, parentes ou de trabalho por causa do novo recurso.

Este colunista apurou que a novidade chegou a quase todos os participantes do WhatsApp no Android e no iPhone. Ainda assim, seu funcionamento é uma surpresa para muita gente. Fique comigo até o fim deste texto, pois precisamos nos ater a alguns detalhes técnicos.

Mudança silenciosa surpreendeu usuários — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Mudança silenciosa surpreendeu usuários — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Primeiro de tudo, é importante reconhecer que o WhatsApp está se movimentando para trazer recursos inovadores, que facilitem a nossa vida. Afinal de contas, é o app mais utilizado do Brasil – já revelamos que são 150 milhões de adeptos, segundo uma fonte muito bem informada.

Na última terça-feira (27), a empresa anunciou que estava “tornando mais fácil acompanhar suas conversas mais importantes e diminuir a prioridade das mensagens que podem atrapalhar” e mexeu no funcionamento do recurso Arquivar.

Abra o WhatsApp, arraste a lista de conversas para baixo e acesse o menu secreto — Foto: Reprodução/TechTudo

Abra o WhatsApp, arraste a lista de conversas para baixo e acesse o menu secreto — Foto: Reprodução/TechTudo

Para quem nunca reparou, ele está integrado à tela de Conversas do aplicativo – a primeira que aparece quando o mensageiro é executado no celular. Arraste um chat da direita para a esquerda e você verá várias opções de controle, dentre elas a função de arquivar.

  • Como era: o usuário escolhe arquivar uma conversa. Ela desaparece da tela inicial do WhatsApp, mas permanece na pasta de itens arquivados. Ao chegar uma nova mensagem, a conversa retorna para a tela inicial do aplicativo.
  • Como ficou: o usuário escolhe arquivar uma conversa. A partir daquele momento, ela fica para sempre na pasta de itens arquivados e o smartphone não dá mais nenhuma notificação sobre novas mensagens.

O acesso às conversas arquivadas continua o mesmo: você deve abrir o app e arrastar a lista de conversas do meio para baixo. Nesta hora surge um menu secreto – a pastinha com os itens escondidos. Não é exatamente a interface mais intuitiva do mundo.

A lógica por trás do arquivamento mudou por completo e pegou usuários de surpresa, conforme pudemos ver em postagens na internet nos últimos dias. Alguns gostaram, outros não.

Eu mesmo utilizava este recurso para manter a tela inicial sempre limpa, somente com os assuntos ainda em andamento. Na visão dos donos do app, porém, é mais interessante transformar a pasta de conversas arquivadas numa espécie de silenciamento.

Uma pessoa que trabalha no app me explicou que, desta forma, será possível se livrar dos grupos corporativos durante o período de férias sem necessariamente ter que se retirar deles.

Talvez o problema maior seja a falta de aviso sobre esta alteração. Confirmei que o WhatsApp não exibe nenhum alerta, fazendo com que os usuários só percebam a confusão quando são cobrados por mensagens não respondidas de pessoas que caíram no limbo da pasta de arquivados.

A boa notícia é que o usuário tem a palavra final sobre o tema. Quem gostou do novo recurso não precisa fazer nada. Já quem prefere o mecanismo nos moldes antigos deve ir em Configurações → Conversas → e desativar a chave Marcar conversas arquivadas. Até publicamos um passo a passo sobre isso.

Não custa lembrar que zonas secretas em sistemas de comunicação existem há anos. O próprio Messenger, também do Facebook, conta com uma central de solicitações cujo teor não chega em forma de notificação. Ficam ali até que os bilhões de adeptos do sistema as verifiquem manualmente.

Por sinal, você já checou se está devendo respostas para as pessoas ou grupos que tenta silenciar?

Deixe seu comentário: